CASE FVC

Parceria com a SAGAH coloca FVC no mundo digital

17 mil

Unidades de aprendizagem para os alunos

2020

Foi quando começou a parceria

Parceria com a SAGAH coloca a FVC no mundo digital

A Faculdade Vale do Cricaré (FVC) está localizada em São Mateus, no litoral norte do estado do Espírito Santo. Criada em 1997 para atender a demanda de ensino superior na comunidade, a FVC cresceu junto com a região, próxima ao sul da Bahia. E a recente parceria com a Sagah é mais um passo importante dessa história.

No princípio, eram apenas três cursos: Administração, Análise de Sistemas e Ciência Contábeis. A faculdade de Direito chegou logo depois, tornando-se carro-chefe da instituição. De lá pra cá, são quinze cursos de graduação em áreas como saúde, engenharia, arquitetura e comunicação, além de pós-graduação.

Conhecida por sua proximidade com os alunos, a FVC ganhou terreno no ensino presencial. A evolução das tecnologias educacionais, contudo, trouxe a oportunidade que os gestores precisavam para realizar um sonho antigo: utilizar os meios digitais para levar a formação superior para ainda mais pessoas.

É nesse momento que entra a Sagah. O objetivo da instituição capixaba era modernizar suas metodologias, oferecendo aos alunos a complementação do tempo em sala de aula com um suporte educacional digital, ou seja, dar os primeiros passos pelo ensino híbrido a partir do segundo semestre de 2020.

A pandemia do novo coronavírus acelerou os planos e, em março, as aulas foram quase que todas para o ambiente online. Pouco depois, em junho deste ano, foi dado o pontapé inicial na parceria, quando a FVC começou a utilizar o catálogo de mais de 17 mil unidades de aprendizagem (UAs) da Sagah.

Uma nova etapa

“Entendemos que o conteúdo EAD precisava ser dinâmico, interativo e gamificado”, explica o coordenador da FVC Digital, Rodrigo Ghirardelli. Após analisar diversas opções disponíveis no mercado educacional, foi no catálogo da Sagah que a FVC encontrou as características que procurava.

Segundo Ghirardelli, a flexibilidade para os professores modificarem os conteúdos e a vinculação do sistema com o ambiente virtual de aprendizagem (AVA) da instituição pesaram na escolha pela Sagah. Hoje, a partir da metodologia da FVC, as UAs funcionam como um complemento às aulas síncronas dos cursos de graduação e pós-graduação.

“Após os primeiros meses de experiência, podemos dizer que o conteúdo da Sagah trouxe mais conforto aos nossos alunos. O principal feedback que recebemos dos estudantes é de que a organização dos materiais facilita a visualização e o aprendizado do conteúdo”, comemora Ghirardelli.

Entusiasmada com o feedback positivo, a FVC se candidatou para participar dos primeiros testes do novo layout do sistema da Sagah. Daí, mais uma grata surpresa: além de mudanças para o aluno, como os vídeos flutuantes na tela que permitem acessar outras páginas ao mesmo tempo, transformações no painel administrativo tornaram a gerência das UAs mais prática.

“De certa forma, a repaginada no sistema Sagah ilustra o caminho que estamos trilhando como instituição. Queremos inserir tecnologia com qualidade cada vez maior para que o distanciamento gerado pela pandemia possa diminuir. É isso que a Sagah está nos proporcionando”, completa Ghirardelli.

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