CASE UNIT

Unit busca apoio da SAGAH para inovar oferta de conteúdo aos alunos

30 mil

Alunos impactados com a SAGAH

2019

Foi quando começou a parceria

Unit busca apoio da SAGAH para inovar oferta de conteúdo aos alunos

Em 2019, a Universidade Tiradentes (Unit), com unidades no Nordeste, decidiu que era a hora de começar um processo de expansão. Mas o objetivo era ir além de simplesmente abrir novos cursos e campi.

A instituição de 57 anos de história queria remodelar sua forma de gerar conteúdo para as graduações presenciais e a distância.

Como já existia um portfólio amplo de cursos em andamento, a capacidade interna de produção não seria capaz de atender às novas demandas da maneira prevista. Foi quando a instituição partiu em busca de ajuda e encontrou na Sagah o apoio para o desafio que estava por encarar.

“Fomos motivados pela possibilidade de ter um conteúdo atualizado constantemente e, sobretudo, pelo potencial de inovação acadêmica que poderia ser disponibilizado aos nossos alunos”, lembrou a gerente acadêmica da Unit EAD, Karen Sasaki, ao comentar o porquê da contratação de uma empresa especializada na área.

A Unit tem 10 mil estudantes na EAD e outros 20 mil na modalidade presencial – que conta com parte das disciplinas online. A IES tem sedes nos estados de Sergipe, Alagoas e Pernambuco, além de polos na Bahia e no Rio Grande do Norte.

A parceria com a Sagah teve o pontapé inicial no segundo semestre de 2019, com o lançamento de dois cursos na área da saúde: Biomedicina (bacharelado) e Estética e Cosmética (Curso Superior de Tecnologia). Os resultados foram tão positivos que, em 2020, todos os 30 mil alunos poderão se valer das Unidades de Aprendizagem (UAs) durante os estudos.

Conteúdo: interatividade e flexibilidade

Além de atualização e inovação, a Unit procurou um parceiro para conseguir manter um padrão exigente de qualidade em soluções educacionais.

Para Sasaki, o mérito da Sagah está em oferecer uma série de materiais audiovisuais, infográficos e leituras de autores consolidados e com tratamento editorial diferenciado.

“Tudo isso em uma UA de trilha fixa, com um layout diferenciado e um conteúdo com alto grau de complexidade e linguagem didática, capaz de atender a diferentes perfis e necessidades de aprendizagem”, explica.

A interatividade ainda é incentivada pelo uso de tecnologias, como a Realidade Aumentada.

Outro ponto importante da estratégia sempre foi impedir que o processo de estudo se tornasse monótono. E, inclusive, fazer com que ele seja cada vez mais flexível.

No entendimento da Unit, era necessário dar ao aluno a possibilidade de cumprir suas obrigações acadêmicas em qualquer lugar e horário, conforme as necessidades de cada um.

Com a integração da Sagah ao ambiente virtual de aprendizagem, o conteúdo pode ser acessado a partir de diferentes dispositivos móveis: smartphone, chromebook e desktop. “Essa versatilidade de utilização dos conteúdos foi um dos fatores que influenciaram nossa decisão de ampliar o aproveitamento da Sagah”, completa Karen Sasaki.

Parceria em todas as etapas

Mas o primeiro passo para o sucesso aconteceu antes da aplicação das metodologias e conteúdos contratados. O segredo está na formação dos professores. Eles receberam treinamento de consultores da Sagah para utilizar o catálogo da empresa e executar metodologias ativas em sala de aula.

“Não foi simplesmente assinar um contrato, receber um login e senha e só. É fundamental o diálogo com a instituição para mostrar o que e como fazer com a tecnologia e os recursos pedagógicos propostos para que tenhamos um processo de ensino e aprendizagem verdadeiramente mais efetivo”, explica a gerente acadêmica da Unit EAD.

Com isso, os docentes logo estavam levando as novidades, principalmente as estratégias de metodologias ativas, para os cursos que não estavam no escopo inicial do projeto. O movimento proativo foi visto como um sinal de engajamento e da importância do trabalho conjunto com o fornecedor em todas etapas.

Na sequência da implementação da parceria, o suporte segue virtual e presencialmente, com contato direto da equipe acadêmica com os profissionais da Sagah. Os atendimentos servem tanto para busca de orientações específicas quanto para a solicitação de novas unidades de conteúdo.

Benefícios de longo prazo

A médio e longo prazo, a Unit pretende seguir fortalecendo o portfólio de cursos, dar mais flexibilidade ao aluno e manter o rigor intelectual e editorial dos seus conteúdos. E, dessa maneira, alavancar a aprendizagem e melhorar seu desempenho nos indicadores acadêmicos oficiais em um prazo entre três ou quatro anos.

A ampliação da parceria para a produção de conteúdo é parte fundamental dessa estratégia e deve começar já no primeiro semestre de 2020.

Isso vai ser feito levando as vantagens observadas até agora para os demais cursos de graduação a distância, que terão todos os seus materiais didáticos atualizados.

Os cursos presenciais também serão beneficiados. Afinal, a maioria deles funciona em um formato híbrido, com um percentual de disciplinas online em seus currículos. Enquanto isso, nas salas de aulas físicas, as metodologias ativas devem colocar os alunos no centro do processo de aprendizagem.